top of page
Buscar

Vereador Coronel Salles destina emendas em apoio à conscientização do autismo

  • Foto do escritor: Renan Santiago
    Renan Santiago
  • 2 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Vereador Coronel Salles (PSD), conhecido por sua atuação na causa, assinou hoje no Complexo #9 - Associação GIBI THAI duas destinações de emendas parlamentares voltadas a políticas públicas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).


A primeira destinação, no valor de R$ 400.000,00, foi para a AVA - Associação Vozes Atípicas, com o objetivo de realizar o Curso de Técnicas Complementares de Orientação Parental da Ciência. Este curso gratuito visa capacitar 1.400 pais, cuidadores ou tutores de autistas nas técnicas complementares da ciência ABA (Análise do Comportamento Aplicada), proporcionando estratégias para auxiliar o desenvolvimento e qualidade de vida do autista e sua família, além de promover a educação para cidadania ativa e a promoção dos direitos humanos.


A segunda destinação, no valor de R$ 306.700,00, foi para a Associação Gibi Competition Sports, com o propósito de criar uma Sala Sensorial para o atendimento e acolhimento de crianças com TEA. Esta sala multissensorial adaptada será utilizada para aulas de artes marciais, já ministradas no espaço, visando o atendimento de pessoas com TEA que apresentam algum transtorno do processo sensorial.

O Vereador Coronel Salles ressalta a importância dessas iniciativas, considerando o aumento significativo da prevalência do TEA em todo o mundo, o que representa um importante desafio de saúde pública.


A implementação de uma sala multissensorial surge como uma resposta inovadora e eficaz para atender às necessidades específicas desse grupo, proporcionando um ambiente seguro e controlado onde os estímulos sensoriais podem ser ajustados para promover a aprendizagem, o relaxamento e a interação social.


Além dessas iniciativas, o Vereador Coronel Salles obteve recentemente uma importante conquista na Câmara Municipal com a aprovação do Projeto de Lei Programa “Servidor Amigo do Autista”. Esta lei reflete os valores de inclusão e estabelece procedimentos operacionais padrão para a atuação da Guarda Civil Metropolitana junto aos autistas, promovendo a capacitação de todos os servidores municipais para melhor atender às demandas das pessoas dentro do Espectro Autista e buscar sempre a fundamental inclusão.

 
 
bottom of page